Um projecto denominado “Matching Grants”, que consiste em capacitar, financiar e dar assistência técnica aos agentes económicos do município do Tomboco, província do Zaire, está a ser implementado desde o princípio deste mês,pelo Fundo de Apoio Social (FAS).
Para a implementação deste projecto, que abrange também empreendedores, associações e cooperativas agrícolas, o FAS colocou à disposição dos beneficiários uma carteira de financiamento avaliada em 480 mil dólares norte-americanos.
Em declarações a imprensa, o director provincial do FAS, Márcio Costa, disse que o projecto além de alavancar a economia do município nos domínios das pescas, agricultura e comércio vai permitir a criação de novos postos de trabalho para a juventude local.
“O projecto consiste
em financiar projectos fiáveis e novos, que o próprio município dispõe para alavancar a sua economia”, referiu.
De acordo com o responsável, a implementação do “Matching Grants” foi antecedida por um conjunto de encontros com os empresários, associações juvenis, cooperativas agrícolas e empreendedores para esclarecer os critérios de acesso ao financiamento.
O município do Tomboco dista a 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo e tem uma população estimada em 46 mil e 25 habitantes distribuídos em três comunas: Kinzau, Kinsimba e Sede.
O Fundo de Apoio Social está implantado nos seis municípios que compõem a província do Zaire, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Tomboco, Nóqui e Nzeto.