Cerca de cinco mil toneladas de fertilizantes estão a ser armazenados no Sumbe, para os camponeses individuais e associados, no quadro da época agrícola 2017/2018, informou, recentemente, em Cassongue, o governador do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira.
Na ocasião, o governante apelou aos camponeses no sentido de continuarem unidos, para facilitar a distribuição dos fertilizantes e, desta forma, aumentar os campos agrícolas e apostar nas culturas diversas.
Sublinhou que os municípios do Cassongue e Quibala foram beneficiados de adubo no âmbito deste programa e os 10 outros municípios devem aguardar tão logo estejam armazenadas as cinco mil toneladas de fertilizantes.
“O Governo quer continuar a apoiar os camponeses para que continuem a produzir mais e haja excendente para os seus rendimentos e armazenagem de sementes,” sublinhou.

Mais investimentos

Por outro lado, o vice-governador do Cuanza Sul, para o sector político e económico, Joaquim de Almeida Júnior, disse que um maior investimento nos sectores agro-pecuário e piscatório, com o objectivo de fortalecer a classe empresarial.
Ao falar na abertura do fórum de oportunidade de negócio do Banco de Fomento Angola (BFA), o vice-governandor pediu ao BFA que abrisse as suas portas aos empresários do ramo, pois a província possui um grande potencial (terras aráveis, água, e uma orla marítima extensa com bastante recursos marinhos).
A administradora do BFA, Manuela Moreira, adiantou que a instituição está aberta para o financiamento de projectos, desde que estejam bem estruturados.
“Nós existimos para financiar a economia e financiar bons projectos”, disse.