Duzentas e 20 mil cabeças de gado bovino começaram terça-feira a ser vacinadas no município da Chibia, província da Huíla, no quadro de uma campanha de desparasitação contra carraças.
Em declarações à imprensa no acto de lançamento da campanha, o director-geral adjunto para a Área Técnica dos Serviços de Veterinária de Angola, Edgar Dombolo, disse que nos últimos cinco anos a Huíla tem sido alvo de muitos casos de doença da pele nos bovinos, tendo mais de dois mil bovinos morrido por dermatite nodular (sarna animal).
Destacou que a vacinação é feita através da passagem dos animais por cinco tanques banheiros acoplados às mangas de vacinação existentes na circunscrição, com vista a melhorar o estado sanitário do gado.
“Os bois são fonte de riqueza de muitas famílias, por isso devemos cuidá-los bem. Hoje vamos começar com os bovinos, não queremos parar por aqui, vamos ter que cuidar também da saúde das galinhas, dos porcos, cabritos, porque de uma ou de outra maneira nos ajudam a melhorar as nossas condições de vida”, disse.
Referiu que após esta acção seguir-se-á a desparasitacão interna, vacinação e inseminação artificial para o melhoramento genético dos animais.
O município da Chibia controla um efectivo ganadeiro composto por 220 mil bovinos