A ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, procedeu ontem, à entrega das primeiras moradias do projecto “Zango 8.000”, em Luanda, aos candidatos da função pública e das empresas públicas e privadas, cujas candidaturas foram feitas em Agosto e Setembro de 2017.
Resultante das modalidades de venda à Função Pública e dirigida às Empresas Públicas e privadas, as casas não foram entregues na altura porque as infra-estruturas externas não estavam concluídas.
No Zango 8.000 serão entregues 2.627 habitações, sendo 70 por cento (1.839) destinadas aos funcionários públicos e as restantes 788 serão entregues para trabalhadores de empresas públicas e privadas.
Compromisso
Na ocasião, a ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, pediu aos novos inquilinos o cumprimento das cláusulas contratuais, com realce para o pagamento das prestações das habitações e a sua conservação.
“Sabemos que a capacidade de oferta é muito menor em relação à procura, se foram beneficiados é bom que aproveitem e cumpram, se não vamos retirar aqueles que não cumprirem com os pagamentos para dar possibilidade a quem possa fazê-lo”, alertou.
Quanto ao “Zango 0”, o projecto que contará com 2.500 habitações, a ministra informou que nesta fase, a execução parcial das infra-estruturas externas dá garantias de que sejam entregues apenas 336 casas.
Na centralidade do Zango 5.000 estão em curso obras nas infra-estruturas externas, tendo a ministra garantido que dentro de dois meses estarão concluídas.

Mais habitações
Num documento da Imogestin (gestora dos projectos), a empresa indica que a Venda ao Público Livre, de um total de cerca de 4.000 habitações através do seu portal será realizada logo que estejam concluídas as infra-estruturas externas que condicionam a sua comercialização, nos diferentes projectos habitacionais localizados na província de Luanda.
Em 2017 foram comercializadas na modalidade de Venda ao Público Livre 1.318 habitações, sendo 505 na Urbanização do KM 44 e 813 na Urbanização do Capari, tendo sido entregues na sua totalidade.