A governadora da província da Lunda-Sul, Cândida Narciso, disse que durante os últimos cinco anos de governação, a província registou ganhos significativos, com realce para os sectores da energia e águas, construção, educação e saúde.
Em declarações à imprensa, em jeito de balanço do seu mandato, a governante enfatizou que as grandes preocupações pretendem-se com a reabilitação de algumas estradas, como por exemplo, a Nacional 180, cujas obras estão a ser levadas a cabo pela construtora Grine.
Revelou que pelo menos 55 quilómetros, dos 160 previstos, do troço Saurimo/Dala já estão asfaltados.
A governante afirmou que existem outras vias secundárias que por conta da crise económica e financeira que o país atravessa, estão paralisadas as obras, tendo acrescentado que tão logo a situação melhorar, o Governo dará seguimento, afim de garantir maior mobilidade das pessoas e seus bens.
“Tão logo a situação financeira melhore, o Governo dará seguimento aos demais projectos”, augurou a governadora provincial da Lunda-Sul.

Avanços
A reabilitação do campo das Mangueiras, aliado a construção do novo aeroporto de Saurimo, central termoeléctrica do Txicumina, assim como a asfaltagem de algumas ruas dos bairros Terra Nova, Txizainga, Santo António e Luavur, desenvolvidos no quadro da implementação do Programa de Investimentos Públicos (PIP), nos últimos cinco anos pelo governo da Lunda-Sul, são também alguns ganhos.
Cândida Narciso considera, igualmente, a centralidade de Saurimo, onde numa primeira fase serão construídos oito edifícios de quatro e oito pisos, com um total de 212 apartamentos, num período de 15 meses, como um dos ganhos a ser assinalável.

Protecção social
Disse que o governo local vai continuar a envidar esforços para estancar algumas ravinas, no município de Saurimo, cuja intervenção tem sido sobretudo naquelas em que estão em progressão e que doravante ameaçam em algumas residências.
“Apesar da situação financeira tem sido possível a pronta intervenção por via do projecto denominado programa provincial de contenção de ravinas”, disse.
Durante a ronda efectuada pela cidade de Saurimo, foi possível constatar os avanços significativos no sector hoteleiro, fruto do esforço e dedicação da classe empresarial, contribuindo deste modo para a melhoria da imagem daquela região Leste do país.