Cerca de 3.600 famílias das localidades de Kahuce Kamôngua e Gonga Izambo, na província de Malanje, já consomem água potável, com a inauguração, recentemente, pelo secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, e o vice-governador de Malanje, para Área Política, Social e Económica, Domingos Manuel Eduardo, de novos sistemas de abastecimento de água.
As novas infra-estruturas do sector vão melhorar e garantir a captação, tratamento, transporte e distribuição até as zonas mais remotas.
Segundo uma nota a que o JE teve acesso do Ministério da Energia e Águas, os projectos enquadram-se no programa “Água para Todos”, uma iniciativa do Governo, que está a ser desenvolvido pela empresa Owini, que está a construir os novos sistemas de abastecimento de água um
pouco por todo o país.

Mais água
No acto, os governantes visitaram o sistema de captação de água, a central de tratamento que tem a capacidade de cinco metros cúbicos (m3) e o tanque de armazenamento, com a capacidade de 244 m3, na localidade de Kahuce Kamôngua.
A delegação visitou igualmente o tanque de armazenamento na localidade Aldeia Gonga Izambo.
Na ocasião, o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, apelou a população, a cuidar das infra-estruturas, não permitindo a sua vandalização, tendo manifestado ainda a satisfação pela existência do projecto que vai permitir que a população beneficiária, deixe de percorrer vários quilómetros a procura do precioso líquido para o consumo domiciliar.
O acto foi testemunhado pelos membros do Ministério da Energia e Águas e do governo local, administradores, autoridades tradicionais e eclesiásticas, bem como a população beneficiária.