Cerca de 261 mil novos beneficiários terão água potável a partir deste ano, na província do Bié, com a construção e ampliação de mais sistemas de captação, tratamento e distribuição do “precioso líquido”, nesta região.
Esta informação foi prestada, recentemente, à Angop, no Cuito pelo director do gabinete provincial de infra-estruturas e serviços técnicos, Abel Guerra Paulo, referindo estarem em curso 48 acções de grande e média dimensão.
Para os projectos de pequena dimensão, segundo a fonte, este ano, serão reabilitados 146 pontos de água com bombas manuais e painéis solares, nove pequenos sistemas de água e a construção de sete outros nas comunas e povoações com maior aglomerado populacional.
Os projectos estão orçados aos cofres do Estado em mais de 8 mil milhões de kwanzas, salientando que destes constam a ampliação dos sistemas da vila do Cunje, Cassumbi, Malengue, Jimba-Silili e das sedes municipais do Chinguar, Andulo, Nhârea, Cuemba e Chitembo, respectivamente.
Por outro lado, a província do Bié vai beneficiar, ainda este ano, de trinta e oito novos Postos de Transformação, contra os nove que suportam a localidade, no quadro das estratégias do Governo, para a melhoria da qualidade de vida das populações.