A questão da urbanização na melhoria das condições de habitabilidade dos angolanos é um dos temas programados para o I Conselho Consultivo Alargado do Ministério do Urbanismo e Habitação (MINUHA), que inicia hoje, quinta-feira (11) no município Waku-Kungo, província do Kwanza-Sul.
 
Sob lema”Urbanizar para melhor Habitar”, o encontro vai ainda abordar, entre outros, temas como o programa nacional do urbanismo e habitação, a estrutura orgânica e funcional do Instituto Nacional da Habitação (INH), assim como uma comunicação sobre habitação e juventude.
 
Do programa a que a Angop teve acesso, estão agendados debates sobre sub-programa de auto-construção dirigida, recomendações do urbanismo para as regiões tropicais século XXI, instrumento de ordenamento do território e estrutura orgânica e funcional do Instituto de Geodesia e Cartografia de Angola (IGCA) nas províncias.
 
No encontro serão discutidos também a situação da estrutura orgânica e funcional do Instituto Nacional do Ordenamento do Território (INOTU), a orgânica e funcionamento do Ministério do Urbanismo e Habitação, o relatório de balanço das actividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2013, bem como a apresentação do programa preliminar de investimentos públicos para 2014.
 
No acto de abertura são esperadas intervenções do governador provincial do Kwanza-Sul, Eusébio de Brito Teixeira, e do ministro José António Maria da Conceição e Silva.