A província do Namibe poderá contar ainda este ano, com uma nova turbina de energia eléctrica, modelo “Star Fish”, com capacidade para produzir 40 Megawatts (MW).
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, após uma visita de constatação às infra-estruturas, realizada na passada segunda-feira, disse que estão criadas todas as condições técnicas e humanas para que se efectuem os trabalhos de reparação da segunda turbina, com capacidade para gerar 25 MW, montada na central do Xitoto, na cidade do Namibe.

Reforço da capacidade
O projecto terá ainda o reforço da capacidade do fornecimento de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento da nova turbina proveniente da província de Luanda.
Segundo uma nota do sector a que o JE teve acesso, o ministro disse que o sector vai continuar a apostar na formação dos seus quadros, processo que já teve início em outras regiões, onde também foram instaladas turbinas do género, mas o foco central está, agora, centrado no Namibe.
“Há uma equipa de técnicos da Prodel que já intervém em pequenas avarias, mas como sabem, estes são equipamentos com uma tecnologia complexa e a formação não se adquire num curto espaço de tempo”, revelou.
A província do Namibe é abastecida com 25 MW de energia, para satisfazer os mais de 50 mil beneficiários destes serviços.