Mais de duas centenas de populares do Cuito testemunharam, no passado dia 30 de Julho, a entrega de trinta novos meios rolantes para melhorar a mobilidade de pessoas e bens, a nível da província do Bié.
Com a recepção dos trinta autocarros de marca “Yotong”, abrem-se novos desafios, um dos quais está relacionado com o contínuo esforço de melhorar as vias de acesso e assegurar uma circulação mais tranquila dos cidadãos da província do Bié.
Henrique Arsénio, da empresa Hemeney, que falava na cerimónia, em nome dos operadores, beneficiários dos trinta novos autocarros entregues, pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, agradeceu o gesto, que considerou de elevada magnanimidade para a população “mártir do Bié”.
O representante dos operadores reafirmou a convicção de continuarem a estreitar uma parceira positiva com o Governo angolano e pautar por uma intervenção que satisfaça as aspirações da população.
A cerimónia de entrega dos veículos no Cuito foi presidida pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, na presença do governador da Província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto.

Obras no “Joaquim Kapango”
Após a entrega dos trinta novos autocarros, o ministro dos Transportes e o governador do Bié deslocaram-se ao aeroporto Joaquim Kapango, na cidade do Cuito, onde constataram as obras em curso naquele recinto.
A unidade aeroportuária vai beneficiar de um novo terminal de passageiros e várias áreas de apoio, nomeadamente bombeiros, central eléctrica, área administrativa, entre outros. A execução física da obra está na ordem dos 40 por cento.
O mês de Abril de 2018 é apontado como sendo o período para a conclusão da obra.
Durante a visita, os dois governantes receberam dos responsáveis da Enana explicações detalhadas dos níveis de execução da obra.

Malanje recebe veículos
Por outro lado, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, na companhia do governador da província de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, procedeu, na passada segunda-feira, a entrega de 25 novos autocarros, de marca yotong, provenientes da China, para o reforço do programa de apoio à mobilidade de pessoas e bens.
O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, instou os operadores do ramo em Malanje no sentido de priorizarem os prazos de manutenção dos veículos.
Por seu turno, o governador de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” disse que o programa de entrega dos meios rolantes vai facilitar as deslocações das pessoas do campo para a cidade.