O secretário de Estado polaco das Relações Exteriores, Marek Magierowski, manifestou no Lubango, o interesse de empresas mineiras do seu país estabelecerem parcerias e possíveis investimentos para desenvolver o sector das minas na província.
A declaração foi feita durante um encontro mantido com o governador da Huíla, Marcelino Tyipinge, onde o responsável afirmou que apesar da Polónia ter diversas parcerias com Angola, quer criar e desenvolver cooperação no sector mineiro da província da Huíla.
“Na Polónia as empresas do sector são mais dinâmicas, ambiciosas, com planos gananciosos de expansão no estrangeiro. Tenho certeza que Angola e a Huíla em particular, com tantos recursos mineiros podem ser de interesse de muitas empresas polacas desta área”, disse.
Avaliou a escolha da cooperação com Volódia Wielpolskie, uma das províncias da Polónia, como “excelente”, por ser uma das regiões mais dinâmicas e energéticas em termos de desenvolvimento económico e se a Huíla quiser continuar a cooperação, aquela região do seu país é a “melhor escolha”.
“A região tem muitas empresas privadas e é uma das localidades mais liberais em termos de regulações económicas, além de estar localizada geograficamente perto da Alemanha. Os contactos com a Alemanha são fortes, a região tem muitas experiências de colaboração com outros países, acho que as empresas de Volodia Wielpolskie de outras áreas estarão ainda mais interessadas em países como Angola, aparentemente remotos”, detalhou.
Por sua vez o governador provincial da Huíla, referiu que o encontro foi um contacto de cortesia, pois já tem uma carta de intenção assinada em Março e continuam a aprofundar.
“Penso que o secretário de Estado da Polónia para as Relações Exteriores vai continuar a reforçar as nossas intenções com a região de Volódia Wielpolskie, na Polónia. Nós precisamos de empresas que possam individualmente ou em conjunto com as nossas, investir no sector, pois o investimento ainda é lento, temos os recursos, mas precisamos de explorá-los para servir as nossas populações”, salientou.
A cooperação com Volódia Wielpolskie (Polónia) na província da Huíla começou em Março de 2016 quando a província recebeu a primeira visita de uma delegação proveniente daquele país. Posteriormente receberam mais cinco delegações entre empresariais e institucionais.
O protocolo de cooperação entre as duas regiões foi assinado entre ambas as partes no mesmo ano (2016), que gera em torno de fomentos de parcerias empresariais, troca de experiências e articulação de projectos de investimento no sector agrícola, turismo, educação, ensino superior, infra-estruturas, saúde, economia e planeamento urbano, ambiente e recursos minerais, desporto, transporte e mobilidade regional.
O secretário de Estado das Relações Exteriores da Polónia está numa visita de três dias em Angola, já visitou a capital do país onde manteve encontros com membros do Governo e do Ministério das Finanças.