Avançou que, além desses investimentos, o Porto do Lobito vai beneficiar-se ainda mais de outros num futuro próximo, nomeadamente a construção do Terminal Marítimo e Terrestre, que possibilitará a ligação por cabotagem ao Norte e ao Sul do país. Isto vai facilitar o transportar de passageiros e carga de cabotagem.
Explicou que em relação ao Porto Amboim senão foi possível até agora ter certeza que num futuro breve será construído o porto de águas profundas de Porto Amboím, que spoderá ser uma infra-estrutura determinante para alavancar a economia da província do Cuanza Sul e do seu interlande portuário.
CFB destaca-se
Por outro lado, o ministro dos Transportes apontou terça-feira a reabilitação e modernização de 1.344 quilómetros de linha férrea, a instalação de novos sistemas de comunicação e de controlo da circulação como importantes investimentos do Estado angolano nos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB).
O ministro, que falava após uma visita a oito locomotivas adquiridas em Dezembro de 2016 pelo Executivo angolano, entre recondicionadas e novas, que vão reforçar a capacidade de transportação de pessoas e bens, apontou ainda o investimento do Executivo na reabilitação de duas estações e a construção de 65 e apeadeiros, com destaque para seis estações de 1ª classe e oito de 2ª.