A Conferência Empresarial de Angola (CEA) realiza, nos dias 27 e 28 de Junho, o primeiro congresso da produção nacional, que decorrerá, em Luanda, sob o lema central “Corrigir o que está mal!Capacitar para competir”.
Segundo uma nota da Cea, o Presidente da República, João Gonçalves Lourenço, vai presidir a abertura do evento, sendo que durante dois dias, empresários e governantes oriundos de todas as províncias vão abordar vários temas que poderão contribuir para alavancar a economia nacional.
No encontro serão abordados vários painéis. O primeiro dia, serão aflorados temas como os “Instrumentos financeiros de apoio à produção nacional”, “Contratação pública e substituição das importações: como comprar “Made in Angola”, “O agro-negócio como base do relançamento da economia” e o “Brasil: um caso de sucesso no agro-negócio”.
Haverá também uma abordagem em assuntos como a “Hotelaria e turismo a aposta que se impõe”, “Tecnologias e recursos humanos para a produção” e “Como valorizar e preservar as nossas riquezas naturais”.
No segundo dia (28), a conferência vai debater a problemática da “Política fiscal e dívida pública”, “Como melhorar as oportunidades de negócio nas províncias e municípios”, “Infra-estruturas para o sector produtivo” e as “ Plataformas logísticas, transportes, distribuição e produção nacional”.
Temas como o “Associativismo e cooperativismo em tempo de crise”, “Investimento estrangeiro e diplomacia económica” e o “Marketing e financiamentos para as indústrias da cultura e do desporto” serão igualmente tratados.
A fonte acrescenta que estes dias, decorrem os preparativos, com o apoio de várias instituições do Governo, onde se está a elaborar os temas que vão animar o Congresso.
No evento vão tomar posse os conselhos de especialidades e regionais da Cea.