A cidade do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, conta com uma nova unidade hoteleira, denominada “Tulo Kafuka Ngombe”, construída de raiz, no bairro do Cató.

O projecto vai ajudar a suprir a carência de alojamento que se regista sobretudo na altura da realização de grandes eventos, como por exemplo, o Festisumbe, onde afluem muitos visitantes e turistas. A unidade hoteleira pertence ao grupo empresarial “Tulo Kafuka Ngombe”, ligada ao comércio geral e prestação de serviço, com sede em Luanda.

Para a sua edificação, foram investidos cerca de 98,2 milhões de kwanzas. O projecto possui 31 quartos, entre casal, solteiro e duplo além de um restaurante, com capacidade para 250 clientes e uma sala de reuniões com a mesma capacidade bem como um parque de estacionamento.

O proprietário da hospedaria, Rodrigues Burica, explicou que de acordo com um estudo efectuado no mercado hoteleiro local, a empresa apostou em praticar um preçário que vai de encontro ao bolso do cliente, assim, um quarto de casal com parabólica, casa de banho privativa e outros serviços, o cliente desembolsa 7.000 kwanzas (diários) ao passo que o quarto normal paga-se 5.000.

Com a abertura desta hospedaria, foram criados mais de 20 novos postos de trabalho directos. A empresa quer estender os seus serviços para outros municípios da província do Cuanza Sul. Além dos serviços de hotelaria, está projectada a prestação de serviços na área da contabilidade assim como na construção.

Primeiro emprego
Maria Luísa Lourdes Valério, uma das jovens que desempenha a função de contabilista, ganhou o seu primeiro emprego na hospedaria “Tulo Kafuka Ngombe” e mostrou a sua satisfação visto que com o salário vai custear os seus estudos, ajudar a família e adquirir outros bens.

Nos últimos anos, a rede hoteleira no Sumbe tem crescido consideravelmente, numa altura em que o município conta actualmente com cerca de seis hotéis, nomeadamente Kalunda, Sol nacional, grupo Ritz, Mar sol, Kwendale e hotel Sumbe e mais de uma dezena de pensões e similares. Estas unidades, além do alojamento prestam serviço de serve breck-fest, almoço e jantar e dispõem de salas de reunião.