O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, afirmou, na passada quarta-feira, em Saurimo, haver dinheiro para o início este ano, das obras para estancamento de algumas ravinas de grandes proporções da região Leste do país.
Em declarações à imprensa, no quadro da visita que realiza nesta região do país, fez saber que a intervenção das ravinas vai decorrer até o próximo ano.
Sublinhou que no tocante ao pagamento dos empreiteiros que executam as obras da estrada nacional número 180 que liga Lunda Sul/Moxico e Lunda Norte/Lunda Sul, já existe financiamento para o efeito.
Disse ser preocupação do Executivo melhorar o tráfego rodoviário da referida região o mais rápido possível, visando permitir as trocas comerciais, que contribuirão para o seu desenvolvimento socioeconómico.
Ainda na Lunda Sul, o ministro fez saber que está a ser elaborado um projecto para a construção de uma ponte sobre o rio Muanguês.

Melhorar a circulação
Por outro lado, informou que nas próximas semanas pretende-se abrir a estrada Xamuteba/Dundo, para evitar que os automobilistas circulam no troço rodoviário que liga Saurimo.
Ainda este ano, o Executivo vai priorizar a ligação da via Biula/Muconda, num percurso de cerca de 150 quilómetros, com vista a encurtar à distâncias entre essas localidades.
O governante que se encontra desde hoje na província da Lunda Sul, vai avaliar o grau de execução das obras da EN/180 Saurimo/Luena, a ponte sobre o rio Luachimo, bem como algumas ravinas identificadas de grandes proporções.