Recentemente foi inaugurado, pelo ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Domingos Baptista, um complexo residencial com 35 habitações do tipo T3, e um hotel com a capacidade de alojar 100 pessoas/dia.
A infra-estrutura localizada no bairro Txicumina, no município de Saurimo, gerou 35 empregos para os jovens locais, numa primeira fase, e comporta um restaurante, igual número de quadra desportiva, uma residência presidencial, entre outros compartimentos para garantir lazer aos clientes.
Com a inauguração desta infra-estrutura, Saurimo passa a contar com dois hotéis, um complexo residencial, 12 pensões, três aldeamentos turísticos e duas hospedarias, com um total de 436 quartos, quatro restaurantes, dois bares, duas pastelarias e um café.
Ainda no município, estão em construção neste momento, 12 novas unidades hoteleiras, dois aldeamentos turísticos, cuja conclusão e inauguração poderão acontecer no período de 2017 a 2018. Com a conclusão e a inauguração destes hotéis, o número de quartos poderá duplicar,

Passos significativos

Na cerimónia de inauguração, a governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, disse que a província possuiu belas paisagens de interesse para serem visitados “só é possível fazer-se o turismo com a hotelaria a funcionar em condições, de modo a corresponder com as exigências e padrões de diversas personalidades que visitam a província e neste domínio estamos a dar passos significativos”.
“Gostaríamos de apelar aos outros empresários que agora criássemos os serviços colaterais desde o turismo cultural, social, agências de viagens, rent-a-car, restauração e outros, para complementar os serviços de hotelaria”, apelou.
Saurimo é a cidade capital da província da Lunda Sul. Tem cerca de 423 mil 548 habitantes.