O vice-ministro da Agricultura, Zacarias Sambeny, defendeu nesta segunda-feira, no município da Ganda, província de Benguela, a recuperação urgente das infra-estruturas básicas da estação zootécnica, com vista a retomar a sua actividade de investigação veterinária.

O governante falava no final da visita de algumas horas ao município, visando avaliar o estado em que se encontra as infra-estruturas da estação zootécnica, para reposição das suas funções básicas, como a criação de condições de habitabilidade para os quadros.

Zacarias Sambeny disse constar do plano estratégico do sector, o relançamento e reestruturação de investigação veterinária e agronómica, daí a necessidade de se criar na estação zootécnica da Ganda animais, como o gado caprino e bovino.

No entanto, sem avançar valores, o vice-ministro disse que uma equipa técnica do seu ministério estará em breve no terreno, para efectuar os devidos estudos de reconversão para se definir se serão recuperadas as antigas infra-estruturas ou construídas novas.

Durante a sua estada na localidade, o vice-ministro visitou todas as dependências da estação zootécnica e manteve encontro com os trabalhadores da instituição.

Visitou também a estação experimental de café, as fábricas de descasques e torrefacção.