Os membros do Governo Provincial do Bié foram informados, durante a realização da 12ª reunião, com os administradores municipais, que o sector da Educação foi o que obteve mais ganhos a nível da província nos últimos anos.
O governador Álvaro Manuel de Boavida Neto, que orientou o encontro, realizado há uma semana, no município de Nharea, sublinhou que o sector da Educação absorve nos subsistemas primários e secundários mais de 622 mil alunos.
De acordo com Boavida Neto este facto eleva a confiança do Governo em continuar a intervir no ramo da Educação e por ser também um sector de importância vital para o desenvolvimento da província e do país, no geral.
Por outro lado, o governante destacou o crescimento do ensino universitário a nível da província. Nessa conformidade, assinalou o facto de esta área absorver actualmente mais de 4.500 estudantes, que frequentam vários cursos na Escola Superior Pedagógica e Politécnica, circunscritas à capital da província.
Outra nota de relevância para o sector da Educação no Bié está ligada no facto de terem sido construídas na província muitas infra-estruturas escolares que abrangem até as localidades distantes das sedes municipais.
No município do Cuito, o sector controla 4.593 professores, que leccionam em 1.784 salas de aulas.
O Bié conta como uma população estimada em mais 1,5 milhões de habitantes que se dedica essencialmente à agricultura.