Angola acolhe a partir desta, segunda-feira, 10, em Luanda, a reunião de ministros de Telecomunicações, Correios e Tecnologias de Informação e Comunicação, que vai abordar assuntos relacionados com a política de regulação e com as infra-estruturas do sector na região da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral).

O encontro visa discutir ainda a prestação de serviços do sector aos cidadãos a nível regional, a fim de torná-los harmoniosos e integrados.

Durante quatro dias serão abordados questões do serviço de roamming, com objectivo de se permitir que os cidadãos de cada Estado da SADC possam usar o seu telemóvel em qualquer país da região com o cartão SIM de origem.

A passagem da teledifusão do sistema analógico para o digital, um compromisso que os Estados devem implementar até ao ano 2013, de acordo com as metas traçadas a nível da região, será igualmente analisado.

O fórum realiza-se no âmbito de uma política definida pela SADC, que procura estabelecer sistemas de comunicações totalmente integrados, eficientes em termos de custos e com eficácia para satisfazer as necessidades e garantir a conectividade aos cidadãos, o que garantirá a integração regional neste domínio.

O encontro de ministros realiza-se anualmente e é a primeira vez que Angola acolhe este fórum, que decorrerá no Hotel Convenções de Talatona, município da Samba, em Luanda sul.

Leias mais notícias sobre a economia do país e do mundo, em destaque na edição imprensa do Jornal de Economia & Finanças, desta semana, em circulação às terças-feiras