O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, procedeu no sábado passado, na cidade do Porto-Amboim, província do Cuanza Sul, a entrega de vinte e cinco novos autocarros para o transporte de passageiros na região, às empresas operadoras do sector.
Os autocarros de marca Yutong têm capacidade para 35 e 45 passageiros e foram distribuídos a três operadoras do sector para o transporte inter-municipal, provincial e urbano de passageiros.
Foram também contemplados a Igreja Católica, o Instituto Médio Agrário da Cela e a escola de formação técnico-profissional do Cuacra.

Apoios garantidos

Na ocasião, o ministro Augusto Tomás solicitou às empresas contempladas com os meios a observarem rigorosamente os prazos de manutenção dos meios para que os mesmos tenham maior durabilidade.
Referiu que o governo tem um vasto programa de apoio as empresas do sector com meios para que possam alavancar a economia local, com a transportação de passageiros e mercadoria da cidade para o campo e vice-versa.
Disse que as empresas também devem trabalhar com os bancos comerciais no sentido de obterem financiamento e aumentarem as suas frotas.
Para o governador provincial do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, a nova frota vai reforçar as já existentes na província, por isso, os beneficiários devem cuidar dos meios para maximizar a transportação de passageiros.
Disse que os beneficiários não devem especular os preços de transportação para que não prejudiquem as populações carenciadas.

Cunene recebe meios

Um total de 30 novos autocarros para transporte colectivo de passageiros, foram entregues ao governo do Cunene, na passada segunda-feira, na capital provincial em Ondjiva, pelo secretário de Estado dos Transportes, José João Cuvinga.
O acto de entrega dos autocarros, com capacidade para 36 passageiros , foi testemunhado pelo governador local, Kundi Paihama. Entre os autocarros constam urbano, inter-municipal e inter-provincial.
Na ocasião, o secretário de Estado dos Transportes, José João Cuvinga, sublinhou que os meios entregues marcam um novo ciclo do reforço da capacidade de transportação de pessoas e bens.
Os meios disponibilizados poderão aumentar a oferta no mercado interno, pois há autocarros com capacidade de transporte de carga que circularâo nas zonas rurais, sublinhou o responsável.
O governador do Cunene, Kundi Paihama, frisou que estes meios rolantes são de extrema importância para o transporte dos estudantes e população em geral.
Esses autocarros prestarão serviços de transporte colectivo de passageiros, na área urbana e inter-municipal e posteriormente, inter-provincial, permitindo maior circulação da população.