Três novos bancos comerciais serão construídos, este ano, no município do Kuito, para impulsionar o desenvolvimento socio-económico da província, informou hoje (sexta-feira) o representante da Associação Industrial de Angola "AIA", Sebastião Augusto.

Trata-se dos bancos Millennium Angola, Angolano de Investimento (BAI) e o Novo Banco, a serem erguidos no município do Kuito, enquanto o Novo Banco terá dois balcões na comuna do Kunje (Kuito) e um outro na vila de Katabola, 52 quilómetros a leste da capital biena.

O surgimento de mais balcões e outros investimentos estrangeiros, segundo o Sebastião Augusto, vai permitir que os empresários locais possam obter créditos bancários bonificados, bem como estender parcerias, visando aumentar o volume de negócios e, consequentemente, contribuir para o progresso económico da região.

Na província do Bié funcionam, actualmente, quatro instituições bancárias, designadamente, os bancos de Poupança e Crédito (BPC), de Fomento Angola (BFA), Internacional de Crédito (BIC) e o Sol.

A "AIA" tem 80 associados no Bié.