A Semana Mundial da Língua Italiana, considerada um dos eventos internacionais mais importantes para celebrar a cultura e o idioma deste país europeu, teve início esta segunda-feira em diversas cidades do planeta, com várias actividades programadas.
Em Luanda, a cerimónia de abertura realizou-se no Auditório “Pepetela” do Instituto Camões e foi presidida pelo embaixador da Itália em Angola, Claudio Miscia, que, na ocasião realçou a importância do evento na promoção da língua italiana.
Durante o acto, que contou com uma exposição cultural de artistas plásticos angolanos, assistiu-se a exibição de um filme, realizado em Angola em 1968, que retrata a vinda de dois italianos a um país colonizado a procura de um amigo desaparecido e encontram na época uma realidade diferente da europeia. A longa metragem, intitulada “Um italiano em Angola” é de autoria de Ettore Scola.
O fórum, que se realiza anualmente em todo o mundo, no mesmo período, tem sido uma oportunidade para enaltecer o idioma italiano, promover o incremento de falantes e intercâmbio entre usuários de outras línguas.
Nesta décima oitava edição, que vai até 22 de Outubro, a embaixada da Itália em Angola preparou um vasto programa que abarca, além de filmes, legendados em português, conferências, palestras, música e abordagem de temas e debates sobre cultura e
literatura daquele país.