A Apple está a alertar os utilizadores dos seus principais produtos – computadores Mac, smartphone iPhone e tablet iPad – sobre uma falha de segurança nos chips que pode comprometer a segurança e o normal funcionamento desses aparelhos. Embora não tenha ainda conhecimento de que algum dos seus clientes tenha sido afectado por este problema, a Apple assume em comunicado divulgado esta semana que os dispositivos e sistemas Mac com o sistema operativo iOS podem estar expostos a essas vulnerabilidades. Apenas o Apple Watch parece estar imune a este problema.
“Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afectados mas neste momento não são conhecidas formas de explorar que estejam a afectar clientes. Uma vez que explorar estas questões exige uma app maliciosa seja carregada no seu dispositivo Mac e iOS, recomendamos que apenas descarregue software de fontes confiáveis como a App Store”, pode ler-se no comunicado da Apple.
Como recorda o The Verge, os dispositivos da Apple usam chips tanto da Intel como da ARM, adiantando que entretanto já se encontra a trabalhar numa atualização para corrigir o problema. A Google e a Microsoft encontram-se entre as empresas que já lançaram atualizações para os seus sistemas operativos.