Segundo pesquisa da CounterPoint, empresa chinesa de análise de dados, a Apple dominou o mercado mundial de fones de ouvido sem fio com a sua linha AirPods no III trimestre de 2019. A posição seguinte foi ocupada pela Xiaomi, que subiu dois degraus em relação ao período anterior. O 3º lugar ficou com a Samsung, antes vice-líder no sector, enquanto as 4ª e 5ª colocações foram da JBL
e Beats, respectivamente.
Embora a Apple represente a maior participação das vendas globais (45%), ela perdeu 12 da fatia total, em comparação ao II trimestre. Parte disso seria devido ao crescimento das vendas do Xiaomi Redmi Airdots na China, um dos principais mercados mundiais, de custo muito inferior
ao dispositivo da Maçã.
A análise da CounterPoint ainda revelou que foram vendidas 33 milhões de unidades de fones de ouvido sem fio mundialmente apenas no III trimestre de 2019. Isso corresponde à receita de USD 4,1 bilhões e um crescimento de 22 por cento do sector. Nesse sentido, os Estados Unidos representaram o principal mercado global, com 10 milhões de unidades comercializadas. Enquanto a China ficou na posição seguinte, devido ao aumento de 44 por cento no número de vendas de fones wireless no país asiático.
A empresa também ressalta que o lançamento de dispositivos premium na metade do ano — como Apple AirPods Pro, JBL Tune 120 TWS, Beats Powebeats Pro e Microsoft Surface Earbuds — despertou consideravelmente o interesse do consumidor pelos aparelhos Bluetooth. Isso, em adição às comemorações de final de ano, deve impulsionar ainda mais o segmento no quarto trimestre.