Com o surgimento dos CDs piratas e dos downloads ilegais, o modelo tradicional de negócio do sector musical entrou em colapso para gravadoras e produtores durante os primeiros anos deste século. O CD já cumpriu o seu papel e os downloads de música ainda não eram grandes o suficiente para compensar as perdas. A indústria fonográfica tinha poucas soluções e lutava para desenvolver canais de distribuição eficazes na era digital.
Nos últimos anos, o surgimento do streaming sob demanda foi uma possível solução para os problemas da indústria fonográfica que, depois de anos de declínio, voltou a crescer. Porém, apesar de ser o caminho certo a seguir, os serviços de streaming, a exemplo do Spotify, costumavam receber críticas por não pagar os artistas adequadamente.
Um único stream, de facto, tem um valor muito baixo. No entanto, existe uma diferença substancial entre os serviços que competem pelo dinheiro dos ouvintes.
1. YouTube – Com 8,4 por cento do mercado de streaming musical, a plataforma paga aos artistas usd 0,00074, por faixa transmitida;
2. Pandora – O serviço possui a segunda maior fatia do mercado mundial de streaming. O aplicativo repassa usd 0,00134 por transmissão;
3. Spotify – Responsável por quase metade (47por cento) do total de reproduções sob demanda, a plataforma paga ao artista o terceiro valor mais baixo, usd 0,00397 por título transmitido;
4. Google Play Music – Detentora de 2,4 do mercado, o aplicativo remunera os artistas em usd 0,00611 por música;
5. Deezer – Ainda pouco difundida, a plataforma detém 1,9 das transmissões e repassa aos artistas usd 0,00624;
6. Amazon – Dona de 44 do e-commerce norte-americano, conta com a plataforma Amazon Music Unlimited, responsável por 1,9 por cento do mercado. O repasse aos artistas é de usd 0,00740 por faixa transmitida;
7. Apple Music – Com 10,5 por cento do market share e 38 milhões de assinantes em fevereiro, a plataforma repassa usd 0,00783 por transmissão;
8. Tidal – Responsável por apenas 0,5 por cento do mercado de streaming musical, paga o terceiro valor mais alto por faixa transmitida: usd 0,01284;
9. Rhapsody – A empresa tem uma participação de mercado de apenas 0,3 por cento, mas repassa o segundo maior valor por título transmitido: usd 0,01682;
10. Xbox Music – Com a menor participação (0,1%), o aplicativo tem a melhor remuneração para os artistas: usd 0,02730.