No seguimento da exposição “Nos caminhos da consolidação da paz”, patente até o dia 11 do mês em curso, no Camões-Centro Cultural Português, em Luanda, o artista plástico Fernando Nunes realiza no próximo dia 10, entre as 10 e 12h00, uma oficina artística, no mesmo local.
O projecto, denominado “Criança criativa”, é uma iniciativa do artista plástico Fernando Nunes e tem como objectivo a formação de crianças em pintura, desenho e escultura, contando com a parceria do Camões-Centro Cultural Português, em Luanda.
Na exposição individual “Nos Caminhos da consolidação da paz”, o artista plástico apresenta desenhos e pintura sobre temas ligados à cultura ancestral angolana que dominam as telas da mostra.
Um conjunto de uma trintena de quadros dão vida a mostra, tendo a mulher, na multiplicidade das suas faces, a Welwitchia Mirabilis, no esplendor da sua singularidade, como tema de eleição, assim como o embondeiro, árvore sagrada e mítica.
Em “Nos caminhos da consolidação da paz”, a terceira exposição individual de Fernando Nunes, nota-se a sequência do seu traço identitário, a natureza. A exposição surge como resultado de um prolongado trabalho de investigação, exalta a paz como a conquista maior do povo angolano e demonstra o olhar contemporâneo do artista sobre a cultura nacional, os seus mitos, as suas lendas e as suas histórias.
A mostra é o regresso de Fernando Nunes às exposições, 15 anos depois da inesperada e prolongada ausência e é a terceira exposição do artista no Camões, local onde se fez profissional, com os trabalhos “Swswmwka” (Despertar), em 1999, e “A arte no espaço e no tempo”, 2001.