A gigante global de destilados Bacardi Limited anunciou esta semana que vai comprar a Patrón Spirits International AG, produtora da popular tequila Patrón, por 5,1 mil milhões de dólares.
A Bacardi, maior negócio privado de bebidas destiladas, já detém 30 por cento da Patrón, participação adquirida em 2008. Fontes da indústria especulam há muito tempo que a empresa iria, em algum momento, comprar a totalidade da produtora de tequila.
Espera-se que a transacção seja finalizada na primeira metade de 2018. Ela permitirá que a Bacardi adicione uma marca de bebida a uma lista que inclui a vodca Grey Goose, o uísque escocês Dewar e uma série de runs famosos.
Como parte da negociação, o cofundador da Patrón, John Paul DeJoria – que actualmente tem uma fortuna estimada em 3,4 mil milhões de dólares, segundo a Forbes – venderá a sua participação de 70 por cento na empresa.
Como o preço de compra da Bacardi inclui as dívidas da Patrón, ainda não é claro em quanto o património de DeJoria irá mudar quando
o acordo estiver finalizado.