As celebrações do Dia Internacional de Nelson Mandela, foi assinalado, terça-feira (18) e terá o seu ponto alto a 04 de Agosto durante um acto com as crianças do Centro de Acolhimento Lar de Nazaré, situado em Cacuaco (em Luanda), soube-se junto de fonte diplomática sul-africana.
Em declarações à Angop, no quadro do aniversário do líder emblemático (18 de Julho), o embaixador sul-africano em Angola, Fannie Mfana Phakola, indicou que a ocasião servirá para os presentes e interessados dedicarem 67 minutos do seu tempo para homenagear os feitos de Mandela na luta pela igualdade racial na África do Sul.
O Dia de Mandela ficou será marcado por um acto de beneficência durante o qual se fará a entrega simbólica de alguns bens aos menores deste centro de acolhimento.
“Escolhemos esta escola por albergar crianças que foram recolhidas da rua, com idades compreendidas entre os 04 aos 17 anos”, disse o embaixador, antes de afirmar que para a o sucesso da actividade contará com o apoio de empresas, na sua maioria sul-africanas, das quais a Distell, SAA, Bongani Group, Ves, Maxsteel, Standard Bank Angola, Ita, Afritrack
construction, Dstv, entre outras.
O diplomata recordou que no ano 2016, em alusão à data, a embaixada já visitou a mesma escola dirigida por madres católicas e doou diversos bens alimentares e vestuários, assim como entregou um montante que serviu para a compra de uma geleira para armazenar produtos. “No ano passado ficamos a saber que a comida que doamos serviu para alimentar as crianças por seis meses. Sentimo-nos muito felizes e sabemos que Mandela assim também iria se sentir, devido ao elevado valor de solidariedade e amor ao próximo”, considerou.
O Lar de Nazaré recebe 150 crianças durante o dia e possui 88 menores em regime de internato. Dia Internacional de Mandela marca a data de nascimento, a 18 de Julho de 1918, do herói sul-africano da luta contra o Apartheid.