A comunidade diplomática angolana e sobretudo os estudantes do curso de Relações Internacionais do país e não só, terão, a partir de hoje, 14 de Setembro, mais um instrumento bibliográfico de consulta.
Trata-se da publicação, no Centro de Imprensa “Aníbal de Melo”, em Luanda, do livro de autoria do jornalista e diplomata, António dos Santos Nascimento intitulado “Avaliação da Influência da Diplomacia Angolana na África Austral”.
Com 92 páginas, a primeira publicação do também Adido de Imprensa de Angola em Genebra, Suíça, enfatiza o princípio da soberania estabelecido pela Lei Constitucional da República de Angola, bem como os Regimentos Jurídicos Fundamentais e Objectivos Estratégicos da Base Geral da Política Externa de Angola.
Adicionalmente, os conflitos no Sul de África de 1975 a 2002, e os esforços diplomáticos angolanos que resultaram na assinatura de vários acordos para a conquista da paz, reconciliação nacional e a estabilidade regional também são abordados na obra do diplomata.
Finalmente, o livro faz uma incursão crítica da atitude política de Angola nos países vizinhos, bem como a sua interação com as organizações regionais africanas, como a SADC, a União Africana, a Comissão do Golfo da Guiné (CGG), o COMESA e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).