A Volocopter, empresa pioneira em mobilidade aérea urbana, apresentou o seu mais novo produto para o mercado de drones: o VoloDrone. Desenvolvido por especialistas do aeródromo especial de Oberpfaffenhofen, na Alemanha, afirma que o drone é capaz de transportar cargas de até 200 quilos por uma distância máxima de 40 quilómetros, e o seu rotor possui diâmetro e altura de 9,2 e 2,3 metros, respectivamente.
A Volocopter disse que o VoloDrone foi criado para atender a vários segmentos da indústria, em aplicações gerais e específicas. Por isso, a sua criação teve o envolvimento directo de parceiros comerciais, a fim de colectar o máximo de sugestões de utilizações possíveis.
Na experiência feita inicialmente, ficaram explícitas algumas possibilidades de uso do equipamento, que, devido à padronização do sistema de fixação de trilhos utilizado na indústria aeroespacial e logística, pode alojar diversos tipos de carga no seu trem de pouso.
O drone pode ser usado na agricultura, propriamente no tratamento de plantações, em canteiros de obra, para erguer peças volumosas e nos segmentos de logística, infra-estrutura e serviços públicos, para transportar cargas pesadas para lugares remotos, como caixas, líquidos, equipamentos, máquinas e suprimentos.
Para a Volocopter, o VoloDrone é o resultado de anos de experiência e competência tecnológica acumulados pela companhia. O drone, cujo funcionamento é totalmente eléctrico, possui 18 hélices e baterias de íon-lítio substituíveis quando necessário.