Os músicos Eduardo Paím (Angola), Eric Virgal (Martinica) e o produtor e director artístico Eddy Compper (Guadalupe) confirmaram a sua presença hoje, às 16h30, na apresentação e autógrafo no Centro de Imprensa Aníbal Melo (CIAM), do livro “Gigantes do Zouk” do jornalista e jurista Luís Paulo da Silva.
Os enunciados músicos vão prestigiar o acto, devendo dar o depoimento da sua carreira artística ao longo dos anos.
“Gigantes do Zouk”, uma das obras literárias mais solicitadas no momento em Angola e no estrangeiro, foi reeditada para atender a crescente procura, conta com 300 páginas, 10 capítulos e narra a história do surgimento do Zouk, do grupo KASSAV, do seu fundador Pierre Edouard Décimus, assim como de artistas antilhanos e africanos que abraçaram o estilo musical em 40 anos de existência.
No prefácio, o produtor Eddy Compper argumentou que “Gigantes do Zouk” é um livro cheio de essência, lotado de informação e de uma rigorosa análise das boas fases e dos maiores factos ocorridos neste género musical em 40 anos.
Uma narrativa em que o seu autor, Luís Paulo, sabiamente nos apresenta o maior, mais caro e aclamado movimento musical que faz a história do Zouk e da música afro-caribenha.
O autor singulariza o impacto de Pierre-Edouard Décimus no circuito artístico antilhano a partir de 1975, a concepção do Zouk, o surgimento do Kassav, entre outros.
O Zouk em África é outro capítulo que o autor designa as suas diferentes alternativas.
Eddy Compper concluiu o prefácio realçando que “Gigantes do Zouk” é uma obra que merece ser lida por todos os amantes da arte e por todas as pessoas interessadas em conhecer a história e qualidade do género Zouk, da música antilhana e africana.
Luís Paulo diz ter escrito a obra a convite de Pierre Décimus, por altura de visita a ilha, em 2015, para troca de experiência.
“Gigantes do Zouk” resulta de uma pesquisa de anos sobre o popular ritmo de raízes africanas.
O livro vai ser comercializdo ao preço de 6 mil kwanzas no acto e 7 mil kwanzas após a cerimónia, já na Casa do Zouk de Angola. Se for para entrega ao domicílio, o valor é de 9 mil kwanzas.
Luís Paulo é jornalista e jurista. Trabalhou no Jornal de Angola e colaborou em várias rádios. É funcionário do Ministério dos Transportes e fundador da Casa do Zouk de Angola.