Quando foram lançados, os tablets fizeram sucesso entre os amantes da tecnologia, mas parece que os tempos de glória do dispositivo estão a chegar ao fim. Isso porque o mercado mundial dos tablets tem declinado ano após ano, tanto que está em queda há 15 trimestres seguidos e agora, no segundo trimestre de 2018, não apresentou nenhuma alteração nessa tendência.
Contudo, ao contrário de muitos fabricantes, a Apple e a Huawei conseguiram manter um crescimento, embora seja mínimo. Segundo o último relatório da International Data Corporation (IDC), divulgado recentemente, o mercado global de tablets caiu 13,5 por cento neste trimestre. A quantidade de tablets vendidos em todo o mundo foi de 33 milhões no trimestre passado, diminuindo em 5 milhões, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a pesquisa, a Apple e Huawei foram as duas únicas empresas que viram algum crescimento. Em termos percentuais, a chinesa se deu melhor, mas a Apple manteve a liderança levando em consideração o número total de vendas, que chegou a mais 11 milhões — totalizando um terço de todos os tablets comercializados por todas as grandes empresas.