O CEO da Hyundai Austrália, John Kett, confirmou durante uma entrevista para o site WhichCar que a marca está a desenvolver a primeira pick-up da sua história para concorrer com a Toyota Hilux, principalmente. As especulações sobre o lançamento vem desde 2015, quando a Hyundai apresentou o conceito Santa Cruz, no Salão de Detroit, uma fusão entre os SUVs Santa Fé e Vera Cruz.
De acordo com o fabricante, o modelo é considerado compacto para o mercado norte-americano e deve chegar um pouco maior por lá. O executivo adiantou algumas informações sobre a versão de produção. O visual já está definido e não utilizará uma estrutura monobloco como no conceito e modelos como a Fiat Toro, mas sim uma construção de carroceria sobre chassi. É o método usado por picapes médias como Hilux, S10 e Ranger.
Kett afirmou ainda que a picape terá uma gama completa, então tudo indica que deve chegar com opções de motor a gasolina e a diesel, com tracção 4x2 e 4x4 e cabine estendida e dupla. O projecto está a ser feito em parceria com a Kia, que também deve lançar uma camionete um ano após os sul-coreanos, que pretendem lançá-la em 2021.
Ásia e Oceania devem ser os primeiros mercados a receber a picape, posteriormente, os modelos chegam na América Latina, África e Europa. Não há nada oficial, mas a produção deve ser feita na Indonésia, já que a Hyundai investiu 1 bilhão de dólares no país para abrir uma fábrica com capacidade produtiva anual de 250 mil veículos.