Apesar de praticamente fazer mágica nos campos de futebol, Lionel Messi não conseguiu chegar nem perto de ganhar grandes prémios em 2018. Por isso, no início de 2019, a estrela do Barcelona caiu em relação aos cinco jogadores mais valiosos do mundo.
O Cies Football Observatory, parte do Centro Internacional de Estudos Desportivos (CIES), na Suíça, divulgou a sua primeira lista de avaliações de jogadores deste ano.
O jogador mais caro é o atacante francês Kylian Mbappe, avaliado em usd 249,9 milhões. Ele assumiu o lugar de Neymar, companheiro de equipa no Paris Saint-Germain, que caiu para terceiro lugar, logo atrás de Harry Kane, vencedor da Copa do Mundo.
Raheem Sterling e Mohammed Salah também tiveram grandes valorizações e passaram do Top 10 para o Top 5 da lista.
O Top 20 é dominado por jogadores da Premier League, a primeira divisão da Inglaterra, com 12 dos 20 jogadores mais valiosos. O Real Madrid, que costumava estar cheio de “galácticos” no passado, não possui nenhum jogador entre os 50 mais valiosos.
Isso destaca o estado de transição em que o tradicional maior clube da Espanha se encontra. Eles investiram na próxima geração de celebridades do futebol recentemente, incluindo Vinicius Junior e Brahim Diaz, do Manchester City. O Real espera que Diaz siga a mesma trajectória de carreira de Jadon Sancho, que deixou o Manchester City pelo Borussia Dortmund e desde então tornou-se no jogador mais valioso da Bundesliga, avaliado em usd 128,8 milhões.
Vale a pena notar que o Bola de Ouro em 2018, Luka Modric, não chegou nem ao Top 100, avaliado em apenas usd 19,9 milhões.
Veja abaixo, os 5 jogadores mais valiosos do início de 2019:
1. Kylian Mbappe (Paris Saint-Germain) - usd 249.9 milhões.
2. Harry Kane (Tottenham Hotspur) - usd 229.1 milhões.
3. Neymar (Paris Saint-Germain) - usd 225.4 milhões.
4. Raheem Sterling (Manchester City)b - usd 212.5 milhões.
5. Mohammed Salah (Liverpool) - usd 210.8 milhões.