A transferência de João Félix para o Atlético de Madrid poderá render ao agente a nada módica quantia de 12 milhões de dólares, caso se confirme a venda pelo valor dos esperados 120 milhões. O ainda jogador do Sport Lisboa e Benfica vai, caso se confirme o negócio, tornar-se a quinta transferência mais cara do futebol mundial. João Félix pode entrar numa lista das 25 contratações do futebol mundial, que conta com a presença de Cristiano Ronaldo, em duas ocasiões, e de jogadores como Ángel Di Maria e Jamez Rodríguez que passaram pelo futebol português e que é liderada por Neymar. Somados, desde o ano de 2004, o agente vendeu até agora mais de mil milhões de euros somente com a venda de jogadores de clubes portugueses. De acordo com o Jornal de Notícias, Mendes teve um encaixe em comissões, na ordem dos 113 milhões de euros nos últimos 15 anos.
Os primeiros nomes a serem negociados pelo agente em 2004/2005, foram os de Ricardo Carvalho (saiu do FC do Porto para o Chelsea por 30 milhões) e Deco (do FC do Porto para o Barcelona por 21 milhões), entre outros.
O também apelidado “Super agente”, foi igualmente responsável pela venda de jogadores como Jiménez, Rui Patrício e João Carvalho.
Portugal tem sido um mercado promissor de jogadores e treinadores de futebol com destino a outros países da Europa e do mundo. Recentemente o conceituado treinador Jorge Jesus rumou para o Brasil por via de contrato com o Clube de Futebol Flamengo. Neymar, lidera a lista das maiores transferências de sempre, ao totalizar 222 milhões de euros na saída do FC Barcelona de Espanha para o Paris Saint- Germain
de França na epoca 2017.