A nossa reportagem saiu à rua para recolher informações e catalogar os principais espaços da cidade onde já é possível divertir os miúdos e ouvir encarregados de educação, que são unâmimes em afirmar que a construção e criação desses campos polivalentes, infantários e o restauro de parques infantis, além de responderem aos 11 compromissos a favor das crianças, ajudam a conter à demanda e a permitir que o lazer esteja garantido, o que não era possível há anos atrás.
Enquanto o governo trabalha afincadamente para garantir a escolarização das crianças, ao mesmo tempo a aproximação dos serviços sociais básicos, as iniciativas privadas surgem para completar o vazio deixado por este. E é desta forma que vão surgindo um pouco em toda cidade espaços de lazer, desde a Praça da Indepedência, onde é possível ver a estátua de António Agostinho Neto, fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola e outros locais em quase todos municípios
ou distritos, tais como:

1. Praça da Unidade Africana Situado no bairro Miramar, distrito urbano do Sambizanga, garante lazer para as crianças e a juventude e a interacção entre as famílias. O espaço reinaugurado em 2014 conta com dois quiosques, um restaurante, igual número de recinto para jogos, ciclovia, repuxo iluminado, balneário público, entre outros serviços. A obra, esteve a cargo da empresa Wilma Comercial, teve a duração de um ano e custou aos cofres do estado cerca de 99 milhões de Kwanzas. Com mil kwanzas, o preço mais baixo, é possível alguns
brinquedos por uma hora.

2. Brinquedoteca - Este espaço único no país, serve para realizar festas infantis e está equipado com os mais variados brinquedos direccionados a todas as faixas etárias. O mesmo está localizado em Talatona e tem uma capacidade para 160 pessoas. Além do fraldário, possui ainda um salão climatizado com apoio ao buffet.

3. Ulengo Center - Situado nas proximidades da cidade Universitária o espaço possui duas montanhasrussas, uma roda gigante, um martelo, o grande foguetão, o carrossel, o barco, o comboio eléctrico, carros de choque, escorregas e muitos outros. Além destes, há um pequeno jardim zoológico, onde é possível ver avestruzes e outros animais de pequeno porte. São no total 20 brinquedos que garantem a diversão de adultos e crianças.

4. Xyami Shoppings - Tal como o Xyami da urbanização Nova Vida, o da centralidade do Kilamba possue espaços reservados para as brincaieras das crianças. Por exemplo, no do Nova Vida existem duas áreas para tal: a escada gigante e o labirinto. Já o do Kilamba há uma zona de escorregas, baloiços e uma área de entretenimento espacial para maiores de seis anos. Para brincar neste último espaço, são necessários mil kwazas para uma criança.

5. Kool Park - Fica no Patriota, e já é uma das maiores atracções da zona. O recinto tem um pouco de tudo, como espaços de lazer para adultos e crianças, piscina, áreas desportivas, restaurante e uma discoteca. Os preços variam de quatro mil e 500 a cinco mil kwanzas por pessoa durante todo dia.As refeições, pagas à parte, custam em média três mil kwanzas.

6. Complexo Girafa - O Centro de Eventos foi criado com a proposta de desenvolver a fantasia, festejar sonhos, encantar crianças e adultos no seu espaço fascinante. Reserva um ambiente lúdico, que envolve três parques aquáticos (Brincolândia) com capacidade para mais de 600 pessoas, uma piscina infantil e uma para adultos com três correias e um rio lento, com boias e balneários para todos. Possui ainda a praça de alimentação, salões de festas, churrasqueira, sala de jogos e segurança nos seus mais de 20 mil metros quadrados.

7. Parque do Sequele - O parque infantil da Centralidade do Sequele (Cacuaco) possui brinquedos para os mais novos. Além de um salão de festas infantis, o pagamento deste serviço, dá acesso directo aos brinquedos. O arrendamento do espaço custa em média 70 mil kwanzas. A direcção garante ainda excursões de escolas, creches e outros eventos. O uso de cada brinquedo custa mil kwanzas por pessoa durante todo dia no Pula-pula, escorrega, comboio, baloiços e outros.

8. Calçadão do Benfica - Ao longo dos 1500 metros de extensão do calçadão, que começa a norte do Pôr-do-Sol e termina junto à esplanada do hotel, existe agora uma ciclovia, dois parques infantis, um campo de futsal, novos areais e pequenos quiosques e bares de praia por explorar, que servem de boas propostas para também levar as crianças a passear e se divertirem. O espaço é público e não se gasta nada nos brinquedos senão a energia física.

9. A marginal de Luanda - Também possui para entreter os mais novos. Além de quadras de jogos, baloiços , escorrega e um vasto espaço para patinagem, é possível apreciar a bela vista que o mar proporciona. Por ser um local aberto e publico,
o divertimento é gratuito.

10. Decifer - Complexo Desportivo Sport Resort, sito no Lar no Patriota, é um espaço privilegiado para entreter as crianças no que toca ao desporto e artes diversas. O mesmo possui uma piscina e várias áreas de lazer.