O marketing de conteúdo é o processo de criação, publicação e promoção de conteúdos personalizados para clientes de determinadas empresas, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.
A definição mais utilizada é a de autoria e do norte-americano Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, que segundo ele, marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido e, em última análise, conduzi-los a acções rentáveis como consumidores.
O conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes e entregar informações valiosas de maneira consistente. O conteúdo é produzido pelas marcas visando aproximar-se do cliente e sanar as dúvidas e objecções ao longo do funil de vendas, mas sem intenção comercial directa, e sim educacional. Pode ser publicado em diferentes formatos tanto off-line  (revistas impressas, eventos presenciais etc.) como on-line (vídeos, white papers, ebooks, posts, guias, artigos, webinars etc.). Não é focado exclusivamente em vendas, em compartilhamento de conteúdo relevante e útil.
Com tamanha abordagem, diversas agências se especializaram nesta vertente. Ao juntar diferentes profissionais, estas alcançam entregas completas e resultados eficazes em múltiplos formatos. Em agências de conteúdo pode-se encontrar fotógrafos, produtores, programadores, jornalistas, redatores e diretores de arte, quem em sua soma constroem pluralidade.
O objetivo central é a formação de um público fiel. Uma marca utiliza todos os mecanismos para reunir pessoas interessadas, tornando-se referência para elas. Uma vez que essa plateia esteja consolidada, o que leva meses ou anos para acontecer , a marca colhe os benefícios. Num dos seus livros, intitulado Epic Content Marketing, Joe Pulizzi lista os objectivos frequentes das empresas. São eles: a consciência da marca; geração de leads; conversão em clientes; serviço ao cliente; retenção do cliente; geração de fidelidade; Upsell do cliente e geração de defensores da marca.
O marketing de conteúdo é um dos grandes motores para atrair clientes de qualidade, frente ao marketing digital. Entre os principais objectivos do marketing de conteúdo, pode ser destacado o aumento de vendas, do engajamento com os clientes e potenciais clientes e geração de leads.
As empresas perceberam que os usuários da internet se interessam primeiramente por conteúdos informativos a respeito de produtos e serviços antes de decidirem uma acção. Essa é o caminho adoptado pelo novo conceito de marketing, oferecer conteúdos para depois angariar vendas.