De 3 a 5 de Maio todos os caminhos vão dar ao Mercado da Língua Portuguesa, no Mercado da Vila em Cascais. Homenagear a língua portuguesa e a união das várias culturas pelo mundo, divulgar o artesanato, a dança, a literatura, a música e os sabores de todos os continentes é o objectivo principal do Mercado da Língua Portuguesa, numa iniciativa da UCCLA em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
A inauguração do mercado terá lugar no dia 3 de maio, às 18 horas, e contará com a presença de diversas personalidades representantes dos países de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, China, Galiza, Macau, Malaca, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
No dia de abertura haverá ainda Dança do Leão - Clube Kung Fu Hong Long (Macau); música por Djumbai Djazz (Guiné-Bissau); danças e músicas tradicionais Batucadeiras FinKa-Pé (Cabo Verde) e terminará com música de Piki Pereira (Timor-Leste).
O dia 4 de maio, sábado, será de muita música, dança, cor e animação. Da parte da manhã poderemos assistir à actuação de Gaitas de Foles pelos Gaiteiros da Xuventude de Galicia (Galiza) e Kung Fu pelo Clube Kung Fu Hong Long (Macau).
Durante a tarde, haverá música e dança para todos os gostos: Afro Mandinga por Mamadú Baio e convidados (Guiné-Bissau); Cante Alentejano pelo Grupo Coral os Vindimadores (Portugal); Semba e Kazucuta por Chalo Correia e os bailarinos Pawel & Marly (Angola); Guitarra Portuguesa por Carlos Sanches (Portugal).