Yusaku Maezawa é o empresário fundador do site de comércio electrónico de moda, Zozotown, e conhecido por ser um ávido coleccionador de Arte. O milionário japonês de 42 anos é o primeiro passageiro a orbitar a Lua no voo comercial que a SpaceX está a planear para 2023.
Está desvendada a identidade do primeiro turista espacial que vai orbitar a Lua a bordo da próxima geração da BFR – o foguetão desenhado pela SpaceX de Elon Musk. Desde 2017 que a empresa aeroespacial do fundador da Tesla tem vindo a testar tecnologia para que seja possível iniciar viagens turísticas ao Espaço. Nomeadamente, à órbita da Lua.
O japonês comprou no ano passado um quadro de Basquiat por 110 milhões de dólares e Maezawa não se limitou a comprar um bilhete: comprou todos os lugares daquela que será a primeira missão turística à órbita da Lua. O empresário japonês anunciou que está a considerar convidar seis a oito artistas para verem a Lua de perto. Os artistas – de áreas como a arquitectura, literatura e cinema – vão ser desafiados a criar obras baseadas nesta experiência. Tudo ficará agregado sob um projecto chamado: “dearmoon”.