A Moment ficou conhecida ao lançar a sua lente “profissional” em forma de capa de telemóvel em 2014, e agora, está de volta com a segunda geração do seu acessório. A nova lente tem uma distância focal de 58 mm e consegue zoom óptico de até 4x quando montada em um smartphone moderno, mesmo aqueles com duas câmaras na traseira.
O novo acessório é compatível com todos os smartphones da linha Pixel da Google, incluindo os mais recentes Pixel 3 e 3 XL. Ele também funciona com todos os iPhones a partir do iPhone 6 e 6 Plus. No campo da Samsung, traz compatibilidade com todos os top de linha de 2017 e 2018, desde o S8, S8+, S9, S9+, Note 8 e Note 9.
Cada um desses celulares tem uma capinha especial que precisa ser comprada separadamente no site da Moment, mas a lente é a mesma para todos os aparelhos. O dono do dispositivo apenas a monta no celular como se estivesse trocando a objectiva de uma câmara profissional.
As capinhas custam 24 dólares norte-americanos, e a lente em si tem o preço oficial de 100 dólares, mas está com um preço promocional de lançamento por 80 neste momento.
Se o vídeo que a empresa produziu com uma fotógrafa profissional para promover o novo produto estiver de acordo com a realidade, a nova lente da Moment realmente consegue trazer um salto de qualidade para a fotografia mobile.
Isso acontece porque, diferente do que muita gente pensa, o tamanho e especialmente a qualidade do vidro das lentes é crucial para se obter boas fotos. Em outras palavras, não é apenas o sensor e o software de processamento que geram bons resultados.
É interessante destacar ainda que a lente não afecta a abertura da câmara do celular na qual ela está fixada, sendo diferente, portanto das objectivas para câmaras profissionais nesse sentido. Por isso, a única especificação publicada pela fabricante é a distância focal de 58 mm.