Depois de ser anunciado em Fevereiro, o PlayStation 4 foi apresentado oficialmente esta semana. O consola será colocado no mercado a um preço não superior a 38 mil kwanzas (USD 399), no final do ano e não terá restrições para o uso e venda de jogos usados. A revelação foi uma resposta para algumas ideias ventiladas pela Microsoft que, doravante, deixa de ter o controlo da revenda dos discos nas mãos dos criadores. Se o Xbox One precisa de uma conferência online a cada 24 horas, a Sony mantém a possibilidade de jogar offline e sozinha.

No início da apresentação, que durou duas horas, a Sony aproveitou o embalo de “the last of us”, jogo que chega aos consumidores na próxima semana, o PlayStation 3. O final do ciclo do consola terá jogos como puppeteer, rain, o simulador de corridas gran turismo 6 e beyond: two souls, jogo com caracteristicas de filme. Entre as empresas parceiras, GTA V terá um bundle exclusivo, enquanto Batman: Arkham Origins terá duas armaduras especiais no lançamento, uma baseada na saga “Knight-fall” e outra na série dos anos 60. O PS Vita também teve destaque, servindo como companheiro no jogo. O aparelho terá versões dos primeiros “God of War”, “Flower e Walking Dead”, além de outros títulos.

A rede online PlayStation Network será usada como costura entre diversos aparelhos da empresa e o plano plus usado no presente será válido também para o futuro. A versão paga da rede é sucesso entre os jogadores e mostrou ser uma importante arma da Sony na disputa pela atenção. Se por um lado a jogatina em modo multiplayer precisará de uma assinatura, o sistema de jogos gratuitos todo o mês será incrementado. O driveclub, uma das apostas para a nova geração, será disponibilizada desta forma.

Novidades
Assim como o rival, o PlayStation 4 terá serviços de “streaming” de música e filmes, como o Netflix e o Crackle, além de eventos exclusivos ao vivo. Apenas a Sony tem 30 jogos em desenvolvimento até ao momento, sendo 12 novas franquias e 20 previstos para o primeiro ano do consola. Um dos novos é “the order 1886”, um jogo de tiro “steampunk” na terceira pessoa. “killzone shadow fall” e “driveclub e knack” estarão disponíveis no lançamento, enquanto “inFAMOUS Second Son” sai em 2014. A Quantic Dream, estúdio de “Last of Us”, apresentou a demo “the dark sorcerer”, que brincou com a percepção do público sobre o que pensava ser um filme e o que era computação gráfica de todos os seus sistemas.