Oconcurso musical “Angola Music Awards (AMA)”, que tem como principal objectivo homenagear e premiar os músicos, compositores e intérpretes da música angolana, bem como incentivar o interesse pela música e o intercâmbio entre os cantores, anunciou, recentemente, em Luanda, a composição do corpo de jurado para a primeira edição do concurso.

Assim, faz parte do corpo de jurados do AMA, o secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores Angolanos (UNACA), Belmiro Carlos, o jurista João Pinto, a jornalista Sara Fialho, o presidente da Sociedade Angolana do Direito de Autor, Lopito Feijó e o cantor cabo-verdiano, Tito Paris. “A escolha dos membros do júri deve-se ao facto de representarem instituições relevantes nesta área e pelo apoio que têm prestado ao projecto desde o início da sua criação”, declarou o mentor do projecto, Daniel Mendes.

De acordo com informaçõesataqueprestadas, foram indicados mais de 35 cantores angolanos de diversos estilos musicais distribuídos em 25 categorias. O evento será realizado no mês de Agosto, no Centro de Conferência “Futungo de Belas” e os participantes vão ter a oportunidade de fazer parte de uma digressão internacional realizada pelo organização do concurso.

Processo de votação

Segundo Daniel Mendes, a escolha do concorrente em cada categoria depende em 50 por centodo corpo do júri e igual número do público. Estes já podem começar com o processo de votação, enviando o código do artista da sua escolha para o terminal 44500, a partir deste mês, com término no 31 de Julho. “As explicações do procedimento de votação e sobre os músicos competidores podem ser obtidas através do site www.angolama.com”, referiu.

Novidades do concurso

Uma das novidades em voga, vai para as nomeações de melhor música popular do Norte, Sul, Leste e centro de Angola. Serão ainda premiados o melhor gospel, semba, kizomba, R&B, afro-beat, house, rap, kuduro, melhor álbum electrónico, acústico, vídeo clip, álbum de DJ, compositor, instrumentista, produtor musical, DVD musical, prémio internet.-facebook, artista revelação, voz feminina e masculina, artista ou banda ao vivo e o melhor do ano. Os cantores e músicas a premiar deverão ser aqueles que ao longo de 2012 lançaram discos e tiveram músicas de muito sucesso. A inscrição de cada músico foi feita pelo músico ou pela editora no mesmo. O AMA é um concurso que terá uma periodicidade anual.