O motor é o coração do veículo e precisa de manutenção periódica uma vez por ano ou a cada 10 mil quilómetros, no mínimo. Os cuidados mais comuns são a troca de óleo e dos filtros (ar, óleo e combustível). Mas há outros itens que demandam a manutenção preventiva, como a correia dentada, os cabos, velas de ignição e fluído de arrefecimento.
Pode ocorrer também de um ou mais componentes estarem com a especificação diferente da correcta ou com defeito. Neste caso, é preciso revisar todos os sistemas até encontrar o defeito.
Eis a lista dos cuidados:
1- Limpeza dos injectores: o diagnóstico deve ser feito com equipamento especial, que mede a quantidade de combustível injectado. Se houver diferença entre os injectores é preciso fazer equalização, com uso de uma máquina específica para isso;
2- Injecção directa: A mesma atenção que se dá aos veículos com injecção indirecta deve ser dada aos de injecção directa. A alimentação do combustível é pressurizada a 200 bar e os injectores devem ser verificados
quando há sinais de problema;
3 - Óleo do motor: sempre utilize o óleo especificado no manual do proprietário e faça as trocas no prazo indicado.
4- Mangueiras: componentes de borracha presentes no cofre do motor envelhecem com o tempo e devem ser trocados preventivamente, como mangueiras de combustível e radiador;
5 - Velas: A vida útil de uma vela é determinada pelas montadoras. Nos manuais do proprietário o usuário pode verificar a recomendação de troca das peças de acordo com esses testes;
6 - Turbo: Geralmente o turbo dispensa manutenção. Fabricantes garantem vida útil de até 200 mil quilómetros desde que seja utilizado correctamente;
7 - Correia dentada: deve ser substituída conforme a indicação da fabricante do veículo, no manual do proprietário. O desgaste que ocorre nos rolamentos auxiliares e esticadores acompanha o da própria correia;
8 - Radiador: é muito importante assegurar que a água esteja com a proporção correcta de aditivo, que deve ser a especificada pela fabricante do veículo;
9 - Filtros: uma vez por ano, pelo menos, devem ser trocados os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado.