Esta primeira edição é uma organização do grupo de jovens locais, os Nove, que realizou o casting em Maio deste ano, onde apuraram 27 candidatos distribuídos em várias modalidades artísticas. O segundo casting foi realizado no dia 26 de Junho, tendo num total de 27 candidatos apurados, 10 para a grande final, sendo um do sexo masculino e nove do sexo feminino, com idades entre os 14 e os 25 anos, todos residentes no Camama. Segundo a organização, a expectativa criada à volta do evento, que tem início marcado para às 16 horas é grande, esperando-se casa cheia no salão Queiras e Filhos. Durante as fases preliminares, os candidatos em concurso revelaram talentos bastante promissores, facto que anima os organizadores, que já pensam na realização da segunda edição em 2018.
 O prémio para o grande vencedor será a possibilidade de gravação de um disco. Durante a realização do evento, o público terá a possibilidade de interagir com os concorrentes e conhecer um pouco sobre a sua trajectória e anseios.
Segundo a fonte a que o JE teve acesso, a escolha do local deveu-se ao facto de ser um espaço aberto para receber eventos do género e a facilidade de localização.  
A organização do evento, deixa em aberto a possibilidade da participação de artistas.