Chama-se Stratolaunch e é o maior avião alguma vez construído. O gigante subiu aos céus pela primeira vez no sábado (13), após anos de desenvolvimento no deserto ao Norte de Los Angeles. Construído pela companhia de lançamento de foguetes Stratolaunch, o jacto de seis motores com 117 metros de cumprimento, 226 toneladas voou pela primeira vez, numa experiência de aproximadamente 150 minutos e alcançou a altitude de 17 mil pés, atingindo a velocidade de 304 Km/h.
Neste primeiro teste, foram executadas, manobras de controlo de voo para calibrar a velocidade e averiguar os sistemas de controlo de voo, informou a fabricante. Além disso, o piloto realizou exercícios de aproximação de aterrissagem simulada a uma altitude máxima de 15 mil pés sobre o nível do mar.
Desenvolvida para transportar foguetes a uma altura de 35 mil pés a fim de diminuir os custos de lançamentos espaciais, o peso do Stratolaunch pode chegar a 590 toneladas com a aeronave totalmente carregada.
Originalmente, a empresa planeava construir um conjunto completo de foguetes, incluindo um avião espacial. A mudança nos planos foi supostamente provocada pela morte do co-fundador da Microsoft, Paul Allen, que iniciou a Stratolaunch em 2011. A Stratolaunch disse que lançando foguetes do ar, pode “contornar o mau tempo, o tráfego aéreo e outras variáveis que causam atrasos nos lançamentos tradicionais”.