Normalmente, quando se pensa em alimentos que propagam doenças só nos lembramos da carne, do peixe ou do leite. De acordo com o Centro para Ciên-cia no Interesse Público dos Esta-dos Unidos da América (EUA), porém, o aumento da produção e do processamento em grande escala colocou todo o tipo de ali-mentos em risco.

E é bem prová-vel que os tenha quase todos, se não mesmo todos, na sua cozinha neste momento, conforme relata a revista Sábado, em Portugal. Todos os anos, um em cada seis norte-americanos vai ter uma doença de origem alimen-tar. Mais de 120 mil vão ser hos-pitalizados e três mil vão morrer vítimas de uma intoxicação ali-mentar.

Os 10 alimentos que com-põem esta lista correspondem a 40 por cento das doenças de ori-gem alimentar ligadas a alimentos regulamentos pelo FDA , o órgão do Governo norte-americano respon-sável pela garantia da segurança de muitos medicamentos, alimen-tos e outros produtos desde 1990. Ainda assim, não é fácil docu-mentar os casos de intoxicação alimentar, uma vez que a maior parte dos pacientes nunca chega a ir ao hospital. Da lista constam os seguintes alimentos:

1. Os morangos, framboesas e amoras causaram mais de três e 300 doenças desde 1990;

2. Crus levemente cozidos. Os rebentos têm sido uma fonte de doenças nos EUA; 3. As frutas e os legumes são a causa comum de intoxica-ção alimentar consumidos crus;

4. Os tomates não são excepção e estão associados à intoxicação por salmonella;

5. O gelado esteve por detrás de 75 surtos de salmonella e esta-filococos desde 1990;

6. As batatas estão associa-das a 108 surtos e três mil e 600 intoxicações alimentares;

7. As ostras são responsáveis por quase dois mil casos de into-xicações;

8. O atum está associado a 268 surtos, o que levou a dois mil e 300 casos de intoxicação por escombrídeos e três mil por foi criada em 2006, tendo como missão contribuir para o cresci-mento e a consolidação de profun-dos valores para os angolanos nos ramos da educação e da preser-vação e difusão das manifesta-ções culturais. intoxicação por norovírus e sal-monella;

9. As cascas de ovo foram ale-gadamente responsáveis por 352 surtos e mais de 11 mil doenças entre 1990 e 2006;

10. As verduras estiveram asso-ciadas a 363 surtos, passando assim a ocupar o primeiro lugar na lista dos dez alimentos mais arriscados para a saúde segundo o Centro para Ciência no Interesse Público dos Estados Unidos.