A Lexus lançou o seu mais recente produto, o iate LY 650. O primeiro navio de luxo da marca é um cruzeiro flybridge de 65 pés (19,94 metros), capacitado para o oceano e promete velocidade de até 31,4 nós. A ideia é trazer o design do carro e o chamado “L-finesse” para a água, além de apresentar intrincadas habilidades artesanais Takumi no interior. Exibido em Boca Raton, na Flórida, o LY 650 estará à venda nos EUA a partir de 30 de Outubro próximo, com preço de cerca de 3,7 milhões de dólares.
A embarcação tem cabine luxuosa e três beliches, repleta do tipo de manualidade e atenção aos detalhes vistos na recente família de carros Lexus, mais propriamente o carro-chefe LS 500h. Além disso, o uso extensivo de materiais compostos de fibra de carbono na construção mantém o peso leve e contribui para a sua alta resistência.
O LY 650 foi desenvolvido durante dois anos e meio. Ele está a ser construído em colaboração com a fabricante de barcos Marquis Yachts, na oficina em Wisconsin, EUA. Caracterizado como um dos principais estúdios de design náutico, o Nuvolari Lenard, também esteve envolvido no desenho do projecto.
O design geral é uma evolução do perfil cupê Lexus Sport Yacht Concept 2017. A secção traseira de alto volume significa que o LY 650 possui uma das bocas (dimensão máxima transversal) mais largas da sua classe (5,76 metros). Na estreia, o iate foi apresentado com um acabamento opcional de dois tons que ampliam o seu estilo, de modo a contrastar com detalhes de aço inoxidável brilhantes, que incluem uma placa de atrito na proa, armações das janelas e entradas de ar moldadas no famoso formato de “L”, da Lexus.
O design do interior é definido por linhas curvas e fluídas que, combinadas a um tema de cor branca, evocam a sensação de calma e serenidade. O iate possui uma grande cabine superior com cadeiras “de capitão” e sofás integrados, além de três beliches, cada um com mais de dois metros de altura e instalações privativas.
O LY 650 pode acomodar seis pessoas para dormir e até 15 pessoas na embarcação. Existe um sistema de som surround Mark Levinson opcional, ar-condicionado, móveis sob medida, acabamentos em madeira verdadeira e uma cozinha totalmente equipada.