O britânico Nick d’Aloisio entrou nesta nova vaga de milionários da intenet com apenas 17 anos. O facto foi consumado há cerca de um mês, quando a Yahoo com-prou a sua aplicação Summly.

A solução que resume em pou-cos caracteres a informação de um texto com milhares de pala-vras, sem desvirtuar o seu con-teúdo, já captara a atenção (e o dinheiro de investidores como o magnata Rupert Murdoch ou o actor e empresário A shton Kutchner e tornou-se um sucesso entre os clientes da Apple Store.

Só a primeira versão da aplica-ção teve mais de 200 mil down-loads, o que o ajudou a captar um milhão de dólares em capi-tal de risco. Outro milionário é David, jovem de 26 anos que transfor-mou uma rede social num dos maiores negócios do ano. Como Bill Gates ou Mark Zuckerberg criaram inovações no anonimato das garagens de casa e nas salas de aula, estes génios seguiram o mesmo caminho.

Atraíram a atenção da Yahoo e agora lide-ram uma nova vaga de novos empreendedores. Pensava em Steve Jobs e Willy Wonka como duas figuras bri-lhantes que tinham fábricas mágicas de onde saíam a cada seis meses com uma apresenta-ção espectacular.

“Para mim, eraa coisa mais ‘fixe’ que se podia fazer e era isso que eu sonhava fazer”, confessou David Karp à Bloomberg.Esse plano começou a cumprir-se há pouco mais de uma semana, quando David Karp, com 26 anos, vendeu a sua plataforma Tumblr à gigante Yahoo, por quase 126 mil milhões de kwanzas (1.308.130 de dólares).

A “fábrica mágica”, neste caso, foi um acanhado aparta-mento em Nova Iorque onde vivia com a mãe. Foi aí que começou a desenhar, em 2007, uma rede que, há cerca de um ano, já somava mais de 19 milhões de blogs e competia com redes como Twit-ter ou Wordpress. A “magia” de Karp, ainda adolescente, deixava os professores com os nervos em franja pelas sucessivas tentati-vas de furar o sistema de com-putadores do liceu.

A aquisição milionária, que já é um dos dez maiores negó-cios deste ano no sector tecno-lógico, catapultou o autodidacta e até então desconhecido David Karp para a lista dos empreen-dedores mais ricos do mundo, seguindo as pisadas de génios como Bill Gates ( Microsoft), Larry Ellison (Oracle) ou Mark Zuckerberg (Facebook).

O interesse da Yahoo conver-teu-se agora em proposta de com-pra, por dois mil milhões 879 milhões de kwanzas (30 milhões de dólares), Nick d’Aloisio vendeu a sua invenção e tornou-se num dos mais jovens milionários do mundo. Um desfecho mais ou menos previ-sível para um adolescente que, aos nove anos, idade com que recebeu o primeiro Mac, já fazia e editava filmes e aos 12 anos já desenhava sofisticadas aplicações.