Em declarações à Angop, o director provincial da Cultura na Lunda Sul, António Izumbo, que não adiantou a data do início das obras, disse que neste momento estuda-se o local onde serão erguidas as infra-estruturas.
“Estes projectos já foram aprovados. Actualmente estamos a fazer um estudo onde vamos implementar os mesmos, se for próximo da cidade melhor”, disse o responsável, acrescentando que a efectivação dos referidos empreendimentos vai contribuir para a divulgação da Cultura Lunda Tchokwe.  
Disse que por falta de um museu na província, as 345 peças de esculturas que ilustram a história, os hábitos e costumes do povo Lunda Tchokwe, que a direcção da Cultura controla, estão a ser conservadas na residência do antigo regedor Nanguanza.
O Dia Internacional dos Museus, foi instituído pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus - organismo da UNESCO) desde 1977. Os museus são instituições vivas que ajudam a criar laços entre os visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.
Em Angola, os museus existentes desde 1976, surgiram para resgatar os valores culturais que antes da independência foram ignorados pela potência colonial portuguesa. Os únicos museus de raiz que já existiam em Angola são o de Museu de História Natural, em Luanda (construção moderna), e o Museu do Dundo, Lunda Norte (construção tradicional).
Estão sob a égide do Ministério da Cultura 13 museus em funcionamento. No entanto, no âmbito do futuro figurino dos museus, está a fazer-se com que os museus especializados e pertencentes aos ministérios e às entidades privadas possam igualmente ser tuteladas ou coordenados pelo sector.