O Presidente da República, João Lourenço, fez esta semana, através das suas contas nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, o lançamento do aplicativo Qualificar, que vai oferecer três mil cursos em diversos níveis de ensino, sobretudo para os jovens poderem recorrer como alternativa à sua formação.
O aplicativo foi criado para facilitar o acesso à informação sobre mais de três mil cursos, repartidos entre os diversos níveis de ensino e de formação, nomeadamente Ensino Secundário Técnico, Ensino Superior, Ensino Pedagógico, Formação Profissional e Formação para a Administração.
Este aplicativo, o maior portal de oferta de formação de todo o país, é um serviço público de consulta sobre a oferta de formação, abrangendo mais de 500 instituições de ensino e formação, distribuídas pelas 18 províncias do país. Permite aos cidadãos efectuar pesquisas sobre cursos disponibilizados em todas as províncias, distribuídos pelas várias áreas de conhecimento e inclui informações úteis sobre as instituições de ensino e formação.
O Qualificar inclui a oferta de formação assegurada pelas instituições tuteladas pelos diversos ministérios com atribuições no domínio do ensino e formação, sendo eles: Ministério da Educação; Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social; Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado e Ministério da Economia e Planeamento. Compatível para vários dispositivos móveis (telefones e tablets), o Qualificar é totalmente gratuito e já se encontra disponível para instalação no Play Store (para Android) e, brevemente, estará disponível na Apple Store (para Apple).